quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Tenho de parabenizar à mulher de Latinoamérica

A segunda europa -que é a América Latina, tem o maior número de mulheres com posições de poder na esfera pública. Acontece porém que as cifras de violência machista estão se acrecentando. Como isso aí é possível?



América é talvez a região do mundo mais moderna enquanto ao sexo, à moda, e as posibilidades da mulher; mais sua profunda religiosidade e tradição é mesmo uma barreira pra deixar de achar elas como um objeto meramente sexual. E aí, como é que se mantém a mulher-objeto com a mulher-presidente? Pela divissão geral que tem o campo político-público e o privado.

Então, será que uma maior liberdade cultural -própia das nações do sul do Atlântico, é a responsável dum desemvolvemento da mulher latina? Talvez no caso brasileiro tem de se olhar os números do desemprego feminino e masculino. Mas se os números são paralelos, o quê se pode fazer? A questão é assim difícil. E se o trato com elas é ruim na rua mas ótimo -enquanto a chance de progressar laboralmente para as senhoras bem preparadas?

Quiçá o Brasil possui dois jeitos com a mulher, um de mulher linda, sexual, animal de praia, e outro -sorpreendentemente, moderno, trabalhador e que gera inveja na post-modernidade europeia que não sabe lutar contra a desigualdade no trabalho. Pelo menos acá essa violência do esposo pra mulher tâ desaparendo. 

O quê deveríamos escolher- a mulher desenvolvida em casa o fora de lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário